Siddhartha Discursos – O Mercador e o Louro

Sempre ao presenciar os discursos de Siddhartha torna-se possível ir além da ilusão e cair na realidade, simples como ela é!

Neste discurso, Siddhartha faz uma interpretação alegórica da história das tradições sufi “O Mercador e o Louro”, que fala sobre um mercador que possuia um louro em uma gaiola, preses a viajar para a Índia. Uma história que relata aquilo que é a base da sua visão a respeito da vida.

 

Os Discursos de Siddhartha

Presenciar os discursos de Siddhartha e praticar suas técnicas de Meditação são um presente muito mais do que especial. È algo que transforma a vida de qualquer ser vivo.
O convívio com o mestre, traz a clareza de que trilhar o caminho da meditação é a razão da busca.

Siddhartha é uma declaração de liberdade… Ele ensina o caminho da meditação, da totalidade, da presença e da verdade. Indica o despertar para uma vida livre,  sem limites apenas saboreando o aqui e o agora a cada instante.

A hístoria

O Mercador e o Louro

Era uma vez um mercador que mantinha um papagaio preso em uma gaiola. Quando estava para ir à Índia, em uma viagem de negócios, ele disse ao pássaro:

– Eu estou indo à sua terra natal. Você tem alguma mensagem para os seus parentes selvagens?

– Simplesmente diga a eles – disse o papagaio – que estou vivendo aqui em uma gaiola.

Quando o mercador retornou, falou ao papagaio:

– Eu sinto dizer que tão logo encontrei os seus parentes selvagens lá na floresta e os informei de que você estava engaiolado o choque foi muito forte para um deles. Assim que ouviu a notícia, caiu do galho onde estava e não tenho dúvidas de que morreu de tristeza.

Imediatamente, assim que o mercador terminou de falar, o papagaio teve um colapso e caiu inerte no chão de sua gaiola.

Penalizado, o mercador tirou o papagaio da gaiola, colocando-o do lado de fora, no jardim. Então o papagaio, tendo captado a mensagem, levantou-se e voou para fora do alcance do mercador.

Histórias da Tradição Sufi, p.07

Extraído dos discursos de Siddhartha sobre as hístorias das tradições Sufi.

FICHA TÉCNICA  – Discursos de Siddhartha

Música:  Flauta – Siddhartha / Edição e Mixagem – Gusta Proença

Vídeo: Gravação – Aiyshah Dadam / Edição – Aiyshah Dadam

Duração: Tempo total – 17:58 minutos.

Gravado: Realizado na sede da Delphis Universalis  Curitiba – setembro de 2016 – Durante o retiro “Centro de Gravidade Permanente

Voz: Leitura Texto – Aiyshah