Siddhartha Fala – Sobre a Natureza de uma Mente Ativa

Uma Mente Ativa

Uma vez que escolhemos trilhar o caminho da meditação a primeira coisa com que nos reparamos é o quanto a mente humana é louca! Até então não nos reparamos com o quanto uma mente ativa que trabalha o tempo todo sem parar, inclusive à noite, pudesse nos atrapalhar…

Para muitos isto é chocante pois até então não se davam conta disso e algumas pessoas chegam a acreditar que esta atividade mental é por causa da da prática!

Hoje em dia muitos procuram ter uma mente mais ativa e fazem exercícios para melhorar o poder de suas mentes… Cuidam do corpo para ter uma mente mais dinâmica afinal é desde a antiguidade que se preza a mente do ser humano. “Mens sana in corpore sano“.

 

Sobre a Natureza da Mente

Em seu livro: “Meditação – O Caminho do Despertar” Siddhartha fala sobre a natureza da mente:

Por que as vozes aumentaram desde que pratico?

“Na verdade, não aumentaram, é que ao quietar-se, começa a enxergar tudo com mais clareza. Agora, está se afastando delas e as vendo como observador. Elas sempre estavam e sempre estarão presentes. 

O que mudou? As técnicas te levaram a um estado de consciência e presença. Antes estava, totalmente, identificado com elas e agora está caindo na realidade.”

Não se apavore, não brigue com elas, pois seria apenas mais uma voz brigando. Observe-as de um espaço neutral, e com o tempo verá. Elas te deixarão em paz.

Afinal o que é a mente? 

“A mente é um recipiente sem fundo que, mesmo tentando, nunca consegue preencher. É um poço onde desejos nunca terminam de brotar como ervas daninhas em um gramado. É um mundo de sonhos que não se tornam realidade. É uma teia de problemas que multiplicam-se sempre que resolver uma.”

O que é uma mente ativa?

Uma mente pode ser considerada mais ativa do que outra?

Esta é a origem da pergunta feita a Siddhartha. Que ele responde com um discurso curto, simples, cativante e muito profundo que tem a ver com qualquer um… Assista a resposta no vídeo.

 

Pergunta: Amado… Existem mentes mais ativas que outras?

Desde que presencio os discursos de Siddhartha, ouço ele falar sobre a mente e sobre a identificação que temos com ela. Ele fala da mente como um computador que a cada ano que assa torna-se mais veloz e capaz de armazenar mais informações.

Nesta resposta Siddhartha diz que não existe uma mente mais ativa do que outra, mas pessoas mais identificadas com a mente do que outras….Quanto maior a identificação maior parece ser o poder dela.

Ele diz também que na verdade todas às mentes são ativas! Pois a sua natureza não é parada, mas ativa.

 

FICHA TÉCNICA:

Musica: Flauta – Siddhartha / Edição e Mixagem – Gusta Proença/ Composição – Siddhartha

Vídeo: Gravação – Giovana Gulin / Edição – Equipe Delphis

Duração: Tempo total – 8:39 minutos.

Gravado: Realizado na sede da Delphis Universalis  Curitiba  durante noite aberta na sede da Delphis Universalis – dezembro 2016

Voz: Pergunta – Dhwani Fernandes